As férias, para muitos, estão a terminar e com o fim das férias é frequente sentirmo-nos melancólicos, principalmente se estas foram agradáveis. A melancolia por vezes conjuga-se com alguma ansiedade pelo facto de terminar um período que é vivido com uma maior calma, onde não há horários rigorosos a cumprir, prazos ou objectivos. Um prazer, onde normalmente estamos juntos da família ou de amigos, o que aumenta a sensação de segurança e de bem-estar.

De acordo com investigação efectuada pela Internacional Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), associação internacional que estuda métodos de prevenir e tratar o stress, 35% dos trabalhadores apresentam este problema quando retornam ao trabalho, principalmente os insatisfeitos com o emprego.

O regresso ao trabalho, com a consequente passagem da tranquilidade para a agitação diária, poderá gerar alguma ansiedade. O nível de ansiedade sentido depende da forma como o trabalho é percepcionado: do grau de descontentamento que tem relativamente ao emprego, ou do grau de incerteza, do nível de exigência que sente existir no seu trabalho, mas também do relacionamento quem mantém com os restantes colegas.

Neste período, para além do regresso à rotina do trabalho, muitas famílias deparam-se ainda com a necessidade de articular os seus horários com os horários escolares dos filhos.

Até que a rotina da vida familiar seja restabelecida surge sempre alguma ansiedade. No entanto, o regresso ao trabalho não tem de ser necessariamente uma fonte de emoções negativas. Existem várias estratégias que nos poderão ajudar a readaptarmo-nos ao ritmo de trabalho e a sentirmo-nos entusiasmados.

Programe a adaptação aos horários e rotinas com alguns dias de antecedência. Comece a deitar-se  progressivamente mais cedo, organize a sua casa, faça algumas tarefas que lhe permitam fazer uma transição mais suave do período de férias para o período de trabalho.

Programe um fim-de-semana fora, algo que o entusiasme, para algumas semanas depois de ter regressado ao trabalho.

Marque no seu calendário períodos em que poderá fazer pequenas pausas e programe o que irá fazer nesses períodos. Ao fazê-lo irá antecipar mentalmente esses momentos, o que contribuirá para sentir aquilo a que se chama o fenómeno da alegria antecipada.

Transforme o fim das férias num momento de alegria. Faça um jantar com amigos, partilhem as vossas experiências de férias, recordem os momentos divertidos, partilhem fotos.

Procure incluir na sua agenda semanal algo que seja para si um gerador de emoções positivas. Algo para fazer que lhe dê prazer, (increva-se no ginásio, em aulas de dança, natação, pintura, marque um dia para ir fazer jogging com amigos, etc.)

Leve consigo para o trabalho algo que o faça recordar emoções positivas que viveu no período de férias. Coloque uma foto das férias no ambiente de trabalho no computador.

Programe o seu primeiro dia de trabalho de modo a fazer algo que seja importante. Ao fazê-lo irá sentir o dia como mais gratificante e útil.

No primeiro dia levante-se um pouco mais cedo. Tome um pequeno almoço de que goste realmente com calma, e vá com alguma antecedência. Assim começará o dia de trabalho de forma mais calma, sem que o stress o afecte.

Faça uma pausa e recorra à sua imaginação, para o ajudar a sentir-se tranquilo sempre que sinta que está a ficar stressado. Reveja, mentalmente, um momento muito agradável que viveu no período de férias. Reveja-o ao pormenor como se estivesse a vivê-lo novamente. O nosso cérebro não distingue imaginação de realidade, pelo que, ao fazê-lo, irá sentir-se mais tranquilo.

Leve uma ideia nova para o local de trabalho. Algo que possa ser um contributo positivo para a sua  empresa.

Contribua para criar um bom ambiente de trabalho. Fale com os colegas de forma simpática, energética, motivada. Elogie com mais frequência. Crie momentos de humor saudável.

Envie uma mensagem de energia para os seus colegas ou vá um pouco mais cedo e deixe nas secretárias dos seus colegas uma mensagem positiva.

Se ainda se sentir desmotivado pense: “Afinal, vou regressar ao trabalho porque tenho emprego e isso é de certeza muito positivo.” A seguir sorria, eleve a postura, e siga para o emprego, não com cara de 2ª feira, mas sim com cara de quem tem algo para comemorar. (lembra-se como se sentiu quando o seleccionaram para o seu 1º emprego?) Antes de sair de casa olhe-se ao espelho e diga para si mesmo:

“Hoje vai ser um dia fantástico!”

Dra. Maria do Carmo Oliveira